Reflexão e análise das influências culturais e sociais estrangeiras na linguagem
a) os fenômenos da língua portuguesa de criação de novas palavras para atribuir um novo sentido à linguagem.
b) o uso de palavras antigas, que já caíram em desuso na história da língua portuguesa.
c) as influências entre vários povos de diferentes países, sendo um dos elementos mais considerado neste processo é a linguagem.
d) o movimento comum e natural que é específico da língua portuguesa, em que os falantes dessa língua se manifestam de modo diferente a depender da localização geográfica.
QUESTÃO 2. Chama-se "estrangeirismo" o uso de palavras de origem estrangeira para as quais não existe correspondência na língua portuguesa; um dos fatores que impulsiona o uso do estrangeirismo no nosso dia a dia é a Globalização. Desse modo, responda a questão a seguir:
a) A música "Samba do Approach", de Zeca Baleiro, aponta para as influências culturais do uso de estrangeirismos na língua portuguesa.
b) A música "Samba do Approach", de Zeca Baleiro, não aponta para as influências culturais do uso de estrangeirismos na língua portuguesa.
c) Cada povo tem sua linguagem particular, por isso não existem influências culturais do uso de estrangeirismos na língua portuguesa.
d) A música "Samba do Approach", de Zeca Baleiro, faz apenas uma comparação entre duas línguas (idiomas).
QUESTÃO 3. Sobre os sentidos das palavras e expressões apresentadas na música. A expressão "Venha provar meu brunch" nos permite compreender:
a) uma indireta para que alguém lhe convide para lanchar.
b) um convite amigável, com sentido de compartilhar a refeição.
c) um convite irônico, com sentido de inimizade.
d) uma declaração que deseja ficar sozinho.
QUESTÃO 4. Sobre os sentidos das palavras e expressões apresentadas na música. A expressão "Fica ligado no link" nos permite compreender:
a) Que é para telefonar para alguém.
b) Que é para clicar em algo.
c) Que é para chamar alguém.
d) Que é para ficar atento em algo.
Gabarito: 1.C; 2.A; 3.B; 4.D.
Nenhum comentário:
Postar um comentário