A seguir, vamos fazer uma reflexão sobre a importância de respeitar as pessoas como elas são a partir da atividade de leitura e compreensão do texto dissertativo, cujo título é “Respeitar para ser respeitado”, escrito por Nadia Helena Uller no site da Rádio Nereu Ramos em 2014
MATERIAL DE ESTUDO
RESPEITAR PARA SER RESPEITADO O respeito ao próximo vai além do por favor e obrigada, ele está diretamente ligado á educação. Respeitar é importar-se com o próximo, ter apresso e querer bem. É zelar pela relação que se tem, seja ela qual for. Não precisamos ter parentesco com a pessoa para respeitá-la, basta ter em mente que se trata de um ser humano como nós. Podemos classificar o respeito como uma ética pessoal. O ditado respeitar para ser respeitado é verdadeiro.
Ninguém é obrigado a aturar nossas grosserias e momentos de mau humor. Uma pessoa grossa é aquela que não se importa se os outros vão gostar ou não do que ela fala ou faz, consequentemente não tem educação e nem respeito. A reação das outras pessoas diante disso é a revolta, rancor e antipatia. Uma pessoa grossa é uma pessoa desagradável. Mas o desrespeito vai além da grosseria, engloba também a invasão do espaço alheio. Existe um espaço entre nós que, mesmo que não esteja delimitado precisa ser respeitado.
Temos que respeitar quando o outro não quiser conversar, entender quando o outro diz não, estacionar o carro corretamente para não atrapalhar a vaga do próximo, tentar não dar ombradas ou bolçadas ao andar em lugares movimentados, não ligar o som alto depois do horário, não cortar fila ou fazer perguntas inconvenientes.
Respeitar envolve também a cooperação com o outro, por exemplo: se uma pessoa está limpando o chão convém limparmos os pés antes de entrar, não importa se aquela é a função da pessoa, temos o dever de respeitar. Muitas coisas que consumimos vêm do trabalho de outras pessoas. Nós também trabalhamos para alguém e não gostaríamos de ver esse alguém fazendo pouco caso do nosso esforço.
O respeito não precisa ser encarado como um punhado de regras de conduta que devem ser decoradas, para praticá-lo basta usar o bom senso. O bom senso é quase que intuitivo, é a noção da atitude adequada a se tomar em cada situação, é o discernimento do certo e do errado, mesmo que estes não estejam explícitos e sem que alguém precise nos dizer que se deve agir de tal forma. A pessoa sensata tem a capacidade de julgar e ponderar suas atitudes, de evitar situações vexatórias ou desagradáveis que possam atingir a ela mesma e aos outros. Uma pessoa insensata é chamada popularmente de ‘’sem juízo’’, justamente por ser deficiente no julgamento de suas ações.
O nosso espaço termina onde começa o dos outros, essa é uma regra importante no convívio em sociedade. Se quisermos ser respeitados devemos respeitar primeiro.
Fonte: Nadia Helena Uller (2014). Disponível em: http://www.radionereuramos.com.br/respeitar-para-ser-respeitado/. Acesso em: mar.2022. |
ATIVIDADE 1 – Responda as questões a seguir, após a leitura do texto “Respeitar para ser respeitado”, escrito por Nadia Helena Uller no site da Rádio Nereu Ramos em 2014
Explique com suas palavras o que significa o ditado “respeitar para ser respeitado”?
Explique com suas palavras o que significa ter “bom senso”?
Explique com suas palavras o que compreendeu da regra de convívio em sociedade apontada pela autora Nadia. Na sua opinião essa regra é importante? Por quê?
CHAVE DE CORREÇÃO – GABARITO:
O ditado popular “respeitar para ser respeitado” nos provoca pensar que muitas vezes as pessoas querem ser respeitadas, mas elas mesmas não praticam o respeito com si mesmas e com as pessoas ao seu redor. Professor/a provoque seus estudantes a pensar que a ideia do “respeitar para ser respeitado” é algo simultâneo, e não condicionante.
Ter bom senso pode ter diferentes sentidos para os estudantes. Basicamente remete a ter juízo claro, sabedoria, entendimento, prudência, discernimento.
Essa resposta é pessoal. A autora aponta que “O nosso espaço termina onde começa o dos outros, essa é uma regra importante no convívio em sociedade. Se quisermos ser respeitados devemos respeitar primeiro”. Professor/a provoque seus estudantes a pensar sobre como nosso discurso precisa ser materializado nas nossas práticas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário