DICAS: Redação - texto dissertativo-argumentativo


REDAÇÃO: Enem, Vestibulares, Concursos Públicos


FIQUE DE OLHO ATENTO NA COERÊNCIA DO SEU TEXTO!

Ola, pessoal! Sabemos que todo bom texto possui COERÊNCIA TEXTUAL. Sendo assim, destaco algumas estratégias para uma escrita clara e organizada! Bons estudos!

→ Clique aqui para assistir à videoaula sobre coerência da prof.ª Tatiana das Merces: https://www.youtube.com/watch?v=yUXEidfzhYs&t=418s


Fonte: curso de português UFG (avamec.mec.gov.br).

Fonte: curso de português UFG (avamec.mec.gov.br).

Fonte: curso de português UFG (avamec.mec.gov.br).


CONHEÇA A ESTRUTURA DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO


Fonte: Produção da prof.ª Tatiana das Merces.

Fonte: produção da prof.ª Tatiana das Merces


COMO SE FAZ A INTRODUÇÃO EM TEXTO DISSERTATIVO?

A introdução é uma parte muito importante do texto, precisa despertar o interesse e a atenção do leitor. Contudo, quando vamos escrever, é comum nos perguntar: POR ONDE COMEÇAR? Pensando nisso, aponto 5 estratégias para elaborar uma EXCELENTE INTRODUÇÃO. 


→ Clique aqui para assistir à videoaula da professora Tatiana das Merces: https://www.youtube.com/watch?v=yUXEidfzhYs&t=418s


1. A primeira estratégia é: Definir o seu ponto de vista. Isso significa que você deve apresentar a sua perspectiva sobre o tema em debate nas primeiras linhas, assim, você deixa bem claro para o leitor o que irá defender ao longo do seu texto. Veja o exemplo a seguir:

Fonte: Produção da prof.ª Tatiana das Merces.


2. A segunda estratégia é: Apresentar uma definição do conceito, deixando claro o tema que está sendo debatido e a sua tese (o seu ponto de vista). Esse tipo de introdução é interessante quando o assunto é muito específico ou técnico, uma vez que nem todos os leitores podem dominar o conceito que está sendo debatido, na dúvida, é bom esclarecê-lo. Veja o exemplo a seguir:

Fonte: Produção da prof.ª Tatiana das Merces.


3. A terceira estratégia é: Apresentar o tema e a tese dialogando com a realidade. Neste caso, você pode citar dados estatísticos, fatos históricos, relatos vinculados nas grande mídias (jornais, revistas cientificas). Assim, seu texto já inicia com certa autoridade, permitindo uma reflexão sobre o tema em debate a partir dos fatos constatados. Vejam o exemplo a seguir:

Fonte: Produção da prof.ª Tatiana das Merces.


4. A quarta estratégia é: enumerar exemplos. Você inicia o seu texto listando exemplos, fazendo com que o leitor lembre de acontecimentos que giram em torno do problema abordado. Assim, você mostra a relevância do debate sobre o tema em tela. Veja o exemplo a seguir:

Fonte: Produção da prof.ª Tatiana das Merces.


5. A quinta estratégia é: Lançar perguntas. Você elabora uma pergunta pertinente no início do texto, evidenciando o tema e a tese em debate. A pergunta aponta para uma sequência de argumentos que deverão ser desenvolvidas ao longo do texto. Lembrando: você pode usar esta estratégia em conjunto com as estratégias apresentadas anteriormente. Veja o exemplo a seguir:

Fonte: Produção da prof.ª Tatiana das Merces.


O QUE FAZER NO DESENVOLVIMENTO EM TEXTO DISSERTATIVO?

O desenvolvimento é a parte do texto em que você precisa apresentar dados, explicações, justificativas, conhecimentos favoráveis ao seu ponto de vista. Podemos fazer isso de várias maneiras. Nesta página, aponto algumas estratégias que você pode utilizar para DESENVOLVER os seus ARGUMENTOS de modo PERSUASIVO. 

→ Clique aqui para assistir à videoaula da professora Tatiana das Merces: https://www.youtube.com/watch?v=LCM2JLJ6nbs&t=25s


1. A primeira estratégia é: lançar perguntas e respostas. Você apresenta uma ou mais perguntas no início do texto (na introdução de preferência) e, assim, no desenvolvimento, você cria argumentos persuasivos que possam responder a essas perguntas. No exemplo a seguir, há uma pergunta sobre as cotas raciais e em seguida há duas respostas possíveis (argumentos 1 e 2). Veja:


Fonte: Produção da prof.ª Tatiana das Merces.


Fonte: Produção da prof.ª Tatiana das Merces.


Fonte: Produção da prof.ª Tatiana das Merces.

2. A segunda estratégia é: Apontar o problema e as soluções. Neste caso, a argumentação se desenvolve na relação entre o problema e as soluções. No exemplo a seguir, o preconceito racial é apresentado com um problema social que implica na marginalização de muitas pessoas ao trabalho e à educação superior de qualidade; assim, as cotas raciais são apresentadas como soluções para diminuir as desigualdades inerentes a esta marginalização. Veja:

Fonte: Produção da prof.ª Tatiana das Merces.


Fonte: Produção da prof.ª Tatiana das Merces.

Fonte: Produção da prof.ª Tatiana das Merces.

3. A terceira estratégia é: Recorrer a exemplos. Os exemplos podem servir como prova de que seu ponto de vista tem sentido, está embasado no real. No exemplo a seguir, os casos do famosos jogadores de futebol são usados para sustentar a ideia de que o preconceito racial ainda existe no Brasil.

Fonte: Produção da prof.ª Tatiana das Merces.

Fonte: Produção da prof.ª Tatiana das Merces.

COMO CONCLUIR O TEXTO DISSERTATIVO?

A conclusão é muito importante, pois ela fecha o raciocínio exposto ao longo do seu texto, por isso, deve ser escrita com clareza e muita atenção. Todavia, finalizar a redação nem sempre é uma tarefa fácil. Pensando nisso, aponto algumas ESTRATÉGIAS DE CONCLUSÃO, também apresento os principais conectivos de coesão e frases que podem ser usadas no desfecho da sua argumentação. 




→ Clique aqui para assistir à videoaula da professora Tatiana das Merces: https://www.youtube.com/watch?v=MtvhlQRlIq0

1. A primeira estratégia é: elabore uma síntese (resumo). Neste caso, você retoma as ideias mais importantes expostas ao longo do seu texto e reescreve na conclusão, usando outras palavras. Isto é, você faz um resumo dos principias argumentos. Veja o exemplo a seguir de uma conclusão, cujo tema da redação é "o cuidado com o meio-ambiente". 

Fonte: Produção da prof.ª Tatiana das Merces.


2. A segunda estratégia é: elabore uma proposta de intervenção. Neste caso, você cria soluções efetivas para os problemas em debate no seu texto. Este tipo de conclusão é muito cobrado na redação do ENEM. Veja o exemplo a seguir de uma conclusão, cujo tema da redação é "o cuidado com o meio-ambiente".

Fonte: Produção da prof.ª Tatiana das Merces.


ATENÇÃO !!!

CONECTIVOS que podem ser usados no início do parágrafo de conclusão:

Fonte: Produção da prof.ª Tatiana das Merces.

FRASES que podem ser usados no início do parágrafo de conclusão:

Fonte: Produção da prof.ª Tatiana das Merces.


Fonte: mais informações sobre o uso da coletânea podem ser visualizadas no site "Escrever Online". Disponível em: https://www.escreveronline.com.br/3-dicas-para-usar-bem-a-coletanea-na-sua-redacao.






Fonte: mais informações sobre os mitos e as verdade relacionadas à Redação (texto dissertativo-argumentativo) podem ser visualizadas no site "Esquemaria". Disponível em: https://esquemaria.com.br/nota-boa-em-redacao/



Fonte: mais informações sobre os mitos e as verdade relacionadas à Redação (texto dissertativo-argumentativo) podem ser visualizadas no site "Esquemaria". Disponível em: https://esquemaria.com.br/nota-boa-em-redacao/


COMO CONSTRUIR UMA BOA E EFICIENTE PRODUÇÃO TEXTUAL?

Escrever pode ser um desafio e uma tarefa complicada, dependendo da situação. Não é verdade? Por isso, apresento algumas dicas de estratégias para fazer uma BOA e EFICIENTE PRODUÇÃO TEXTUAL.

→ Clique aqui para assistir à videoaula da professora Tatiana das Merces: https://www.youtube.com/watch?v=SmoebNqjgzI

Dica 1 - SE COLOQUE NO LUGAR DO LEITOR: sabemos que todo texto precisa ter sentido, logo, as informações contidas no seu texto precisam ser compreendidas pelos leitores, estes devem ser impactados  de algum modo com a sua mensagem. Para garantir isso, se coloque no lugar do leitor e tente perceber os efeitos que seu texto pode produzir nele. Não pense que seu leitor é um professor avaliador que vai te punir com notas baixas ou te premiar com notas altas, pois isso pode te inibir, ou até mesmo te amedrontar. Então, pense o seu leitor como um sujeito que está em interação com você, afinal o texto não deixa de ser uma conversa entre o escritor e o leitor e vice-versa.

Dica 2 - PLANEJE SEU TEXTO ANTES: Você precisa planejar o que vai escrever. Portanto, o rascunho é essencial para: você poupar tempo na realização e produção do texto; aumentar as suas chances de produzir um texto bem escrito; e conseguir atingir seus objetivos. 






Dica 3 - DEIXE O TEXTO ORGANIZADO E CLARO: É necessário revisar o texto ao longo da escrita. Essa revisão não se refere apenas as questões de ortografia e sintaxe, mas também de sentidos, ordens dos parágrafos, talvez seja necessário dizer algo antes para um conteúdo ficar mais claro. Isso significa que você precisa ler seu texto com olhar crítico e fazer ajustes necessários.

Dica 4 - ELIMINE AS REDUNDÂNCIAS: Os textos mais agradáveis de ler são objetivos, isto é, que não ficam dando voltas e mais voltas no assunto, parecendo que não sai do lugar. Aprenda com os mestres da escrita:
Fonte: Drummond e Sabino

Para mais informações sobre redação Enem, conheça e leia as cartilhas do MEC:


    • CARTILHA DO PATICIPANTE DO MEC -  REDAÇÃO ENEM. Disponível em: Fonte:https://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/guia_participante/2018/manual_de_redacao_do_enem_2018.pdf
    • SITUAÇÕES QUE LEVAM À NOTA ZERO NA REDAÇÃO ENEM. Disponível em: Fonte:https://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/downloads/2020/Situacoes_nota_zero.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATIVIDADE SOBRE RESPEITO AO PRÓXIMO

  A seguir, vamos fazer uma reflexão sobre a importância de respeitar as pessoas como elas são a partir da atividade de leitura e compreensã...