Atividade de Língua Portuguesa - Ensino Fundamental
Atividades para trabalhar em sala de aula
Concordância nominal e verbal
BNCC: EF06LP06 - Empregar, adequadamente, as regras de concordância nominal (relações entre os substantivos e seus determinantes) e as regras de concordância verbal (relações entre o verbo e o sujeito simples e composto)
O que significa concordar com algo ou com alguém?
😉Atividade Inicial
2. Na linguagem falada e escrita, as palavras também concordam entre si?
Questão 1 - O que causa humor no texto "Prato de Massa"?
Questão 2 - Qual é a diferença em dizer "tem um prato de massa" e
"nossos pratos são de porcelana"?
Questão 3 - Houve um desentendimento (ou não) na comunicação entre o garçom e a
mulher?
Questão 4 - O pronome de tratamento "Senhora" remete a que palavra no
texto? Verifique se a concordância deste pronome está de acordo (ou não) com às
regras da gramática normativa.
Questão 5 - O pronome possessivo "nossos" remete a qual palavra no
texto?
Questão 6 -Poderíamos escrever o pronome no singular sem comprometer o sentido
e as regras da gramática normativa: "nosso pratos são todos de porcelana"?
Justifique.
Questão 7 - Qual é o infinitivo (verbo em seu estado natural, geralmente
terminado em ar, er ou ir) do verbo "são"?
Questão 8 - O verbo "são" está flexionado no singular ou no plural?
Questão 9 - Poderíamos escrever o verbo no singular sem comprometer o sentido e
às regras da gramática normativa: "nossos pratos é todos de porcelana"?
Justifique.
😎Atividade 2 : Leia o texto para responder as questões a seguir
Questão 1- O que causa humor no texto "Bebida"?
Questão 2 - O artigo "uma" concorda com quais palavras no texto?
Questão 3 - Analise as duas ocorrências em que foi usado, o artigo "uma"
marca qual gênero (masculino/feminino) e número (plural/singular)?
Marque X na resposta correta:
Questão 4 - Na expressão "Em uma lanchonete", o artigo
"uma":
a) especifica a que lanchonete está se
referindo;
b) indetermina dando ideia de que se trata de uma lanchonete
qualquer;
c) quantifica o número de lanchonetes (1).
Questão 5 - Analisando a piada e a causa do humor, podemos inferir que, para a
cliente, a palavra em destaque em "Aceita uma bebida", foi
interpretada como:
a) um artigo indefinido, tratando-se de uma bebida qualquer.
b) um artigo definido, especificando uma determinada bebida.
c) um numeral (1), dando ideia de quantidade.
Questão 6 - Analisando a piada e a causa do humor, podemos inferir, para o
garçom, a expressão destacada em "Aceita uma bebida", foi usada
em qual sentido:
a) um artigo indefinido, tratando-se de uma bebida qualquer.
b) um artigo definido, especificando uma determinada bebida.
c) um numeral (1), dando ideia de quantidade.
Questão 1 - Explique o que sustenta o humor no texto.
Questão 2 - Analise o verbo TER nas expressões:
- "- E quantos anos eu tenho?"
- "- E por que o gato tem bigodes [...]"
a) Qual é a diferença do verbo TER nessas duas
orações?
b) Como seria estes duas frases se fossem escritas no plural? Reescreva-as
Reflexão e análise das influências culturais e sociais estrangeiras na linguagem
a) os fenômenos da língua portuguesa de criação de novas palavras para atribuir um novo sentido à linguagem.
b) o uso de palavras antigas, que já caíram em desuso na história da língua portuguesa.
c) as influências entre vários povos de diferentes países, sendo um dos elementos mais considerado neste processo é a linguagem.
d) o movimento comum e natural que é específico da língua portuguesa, em que os falantes dessa língua se manifestam de modo diferente a depender da localização geográfica.
QUESTÃO 2. Chama-se "estrangeirismo" o uso de palavras de origem estrangeira para as quais não existe correspondência na língua portuguesa; um dos fatores que impulsiona o uso do estrangeirismo no nosso dia a dia é a Globalização. Desse modo, responda a questão a seguir:
a) A música "Samba do Approach", de Zeca Baleiro, aponta para as influências culturais do uso de estrangeirismos na língua portuguesa.
b) A música "Samba do Approach", de Zeca Baleiro, não aponta para as influências culturais do uso de estrangeirismos na língua portuguesa.
c) Cada povo tem sua linguagem particular, por isso não existem influências culturais do uso de estrangeirismos na língua portuguesa.
d) A música "Samba do Approach", de Zeca Baleiro, faz apenas uma comparação entre duas línguas (idiomas).
QUESTÃO 3. Sobre os sentidos das palavras e expressões apresentadas na música. A expressão "Venha provar meu brunch" nos permite compreender:
a) uma indireta para que alguém lhe convide para lanchar.
b) um convite amigável, com sentido de compartilhar a refeição.
c) um convite irônico, com sentido de inimizade.
d) uma declaração que deseja ficar sozinho.
QUESTÃO 4. Sobre os sentidos das palavras e expressões apresentadas na música. A expressão "Fica ligado no link" nos permite compreender:
a) Que é para telefonar para alguém.
b) Que é para clicar em algo.
c) Que é para chamar alguém.
d) Que é para ficar atento em algo.
Gabarito: 1.C; 2.A; 3.B; 4.D.
MODOS VERBAIS
(BNCC EF06LP05) Identificar os efeitos de sentido dos modos verbais, considerando o gênero textual e a intenção comunicativa.
Link: Veja esta atividade no Padlet:
Atividade 1. Leia o texto com atenção
Questão 3: O que é um Paraíso, segundo o eu-lírico do poema?
- O modo subjuntivo é usado para transmitir um acontecimento hipotético ou desejado, ou seja, de possível realização, mas ainda incerto. Através dos tempos verbais do modo subjuntivo, expressam-se ações imprecisas, que ainda não foram realizadas e que dependem de outras para acontecer.
- O modo imperativo é um modo verbal utilizado para exprimir uma atitude de ordem, conselho, convite ou solicitação
- O modo indicativo é usado para transmitir uma ação certa e precisa, com possibilidade real de realização no tempo passado, no tempo presente ou no tempo futuro.
VERBOS E SUAS FLEXOES: TEMPO, PESSOA, NÚMERO E MODO
Questão 2 - Como os conhecimentos científicos contribuíram (e contribuem) para a conscientização da preservação do meio ambiente?
Questão 3 - No texto esta escrito que: "Além de tentar recuperar o que foi destruído, temos de encontrar soluções para que as pessoas vivam bem sem prejudicar a natureza". Sendo assim, quais maneiras e/ou soluções podemos colocar em prática no nosso dia a dia visando o cuidado com a natureza e o meio-ambiente?
Questão 4 - Verbos são palavras que expressa ações, estados, fenômenos da natureza; podendo indicar se o fato aconteceu no tempo passado, presente ou futuro, dependendo da sua flexão; ainda podem ser flexionado em três modos: Imperativo, Subjuntivo e Indicativo Sendo assim, identifique os verbos no trecho a seguir: "Você toma banho, viaja, compra coisas, come, vai à escola e faz as mesmas coisas que quase todo mundo faz. E a gente pode não perceber, mas todas essas ações causam impacto na natureza (1º parágrafo)"
Questão 5 - Os verbos identificados no enunciado anterior (1º parágrafo) exprimem qual sentido:
a) ( ) ação
b) ( ) estado
c) ( ) fenômeno da natureza
Questão 6 - Os verbos identificados no enunciado anterior (1º parágrafo) estão escritos em que tempo?
a) ( ) presente
b) ( ) passado
c) ( ) futuro
Questão 7 - Os verbos identificados no enunciado anterior (1º parágrafo) estão escritos em que modo?
a) ( ) indicativo
b) ( ) subjuntivo
c) ( ) imperativo
Questão 8 - Os verbos identificados no enunciado anterior (1º parágrafo) estão concordando com qual pessoa do discurso?
a) ( )1 pessoa do singular
b) ( ) 2 pessoa do singular
c) ( ) 3 pessoa do singular
Questão 9 - Analisando o 1º parágrafo, quais são os efeitos de sentido provocados pelos verbos flexionados nestes: tempo, modo e pessoa do discurso?
- O uso da expressão "a gente" em substituição ao pronome "nós" é uma característica da fala coloquial brasileira: a concordância é feita na terceira pessoa do singular: "a gente vai".
- O uso da expressão "Você" embora se refira à segunda pessoa (o interlocutor ou a pessoa com quem se fala), o verbo acomoda-se à flexão da terceira pessoa: "você vai" ou "vocês vão".
Excelentes atividades. Bem elaboradas e contextualizadas. Parabéns e muito obrigada pela contribuição.
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