Atividade de Língua Portuguesa - Ensino Fundamental



Atividades para trabalhar em sala de aula

Concordância nominal e verbal

BNCC: EF06LP06 - Empregar, adequadamente, as regras de concordância nominal (relações entre os substantivos e seus determinantes) e as regras de concordância verbal (relações entre o verbo e o sujeito simples e composto)


O que significa concordar com algo ou com alguém?

😉Atividade Inicial

1. Pesquise os diferentes sentidos do verbo CONCORDAR no dicionário impresso ou por meio do smartphone - dicionários digitais.
2. Na linguagem falada e escrita, as palavras também concordam entre si?

 👀 Atividade 1 : Leia o texto para responder as questões a seguir

Fonte: Piadas para todos (EdiCase, 2021)

Questão 1 - O que causa humor no texto "Prato de Massa"?

Questão 2 - Qual é a diferença em dizer "tem um prato de massa" e "nossos pratos são de porcelana"?

Questão 3 - Houve um desentendimento (ou não) na comunicação entre o garçom e a mulher?

Questão 4 - O pronome de tratamento "Senhora" remete a que palavra no texto? Verifique se a concordância deste pronome está de acordo (ou não) com às regras da gramática normativa.

Questão 5 - O pronome possessivo "nossos" remete a qual palavra no texto?

Questão 6 -Poderíamos escrever o pronome no singular sem comprometer o sentido e as regras da gramática normativa: "nosso pratos são todos de porcelana"? Justifique.

Questão 7 - Qual é o infinitivo (verbo em seu estado natural, geralmente terminado em ar, er ou ir) do verbo "são"?

Questão 8 - O verbo "são" está flexionado no singular ou no plural?

Questão 9 - Poderíamos escrever o verbo no singular sem comprometer o sentido e às regras da gramática normativa: "nossos pratos é todos de porcelana"? Justifique.


😎Atividade 2 : Leia o texto para responder as questões a seguir



Fonte: Piadas para Crianças (BrasilJornais)


Questão 1- O que causa humor no texto "Bebida"?


Questão 2 - O artigo "uma" concorda com quais palavras no texto?


Questão 3 - Analise as duas ocorrências em que foi usado, o  artigo "uma" marca qual gênero (masculino/feminino) e número (plural/singular)?

Marque X na resposta correta:

Questão 4 - Na expressão "Em uma lanchonete", o artigo "uma":

a)  especifica  a que lanchonete está se referindo;

b) indetermina dando ideia de que se trata de uma lanchonete qualquer;

c) quantifica o número de lanchonetes (1).


Questão 5 - Analisando a piada e a causa do humor, podemos inferir que, para a cliente, a palavra em destaque em "Aceita uma bebida",  foi interpretada como:

a) um artigo indefinido, tratando-se de uma bebida qualquer.

b) um artigo definido, especificando uma determinada bebida.

c) um numeral (1), dando ideia de quantidade. 


Questão 6 - Analisando a piada e a causa do humor, podemos inferir, para o garçom, a expressão destacada em  "Aceita uma bebida", foi usada em qual sentido:

a) um artigo indefinido, tratando-se de uma bebida qualquer.

b) um artigo definido, especificando uma determinada bebida.

c) um numeral (1), dando ideia de quantidade. 


😺 Atividade 3 : Leia o texto para responder as questões a seguir

Fonte: Piadas para Crianças (BrasilJornais)


Questão 1 -  Explique o que sustenta o humor no texto.

Questão 2 -  Analise o verbo TER nas expressões:

  1. "- E quantos anos eu tenho?"
  2. "- E por que o gato tem bigodes [...]"

a) Qual é a diferença do verbo TER nessas duas orações?

b) Como seria estes duas frases se fossem escritas no plural? Reescreva-as


Reflexão e análise das influências culturais e sociais estrangeiras na linguagem

BNCC EF09LP12: Identificar estrangeirismos, caracterizando-os segundo a conservação, ou não, de sua forma gráfica de origem, avaliando a pertinência, ou não, de seu uso




QUESTÃO 1. Na canção "Samba do approach", de Zeca Baleiro, podemos compreender:

a) os fenômenos da língua portuguesa de criação de novas palavras para atribuir um novo sentido à linguagem.

b) o uso de palavras antigas, que já caíram em desuso na história da língua portuguesa.

c) as influências entre vários povos de diferentes países, sendo um dos elementos mais considerado neste processo é a linguagem.

d) o movimento comum e natural que é específico da língua portuguesa, em que os falantes dessa língua se manifestam de modo diferente a depender da localização geográfica. 


QUESTÃO 2. Chama-se "estrangeirismo" o uso de palavras de origem estrangeira para as quais não existe correspondência na língua portuguesa; um dos fatores que impulsiona o uso do estrangeirismo no nosso dia a dia é a Globalização. Desse modo, responda a questão a seguir:

a) A música "Samba do Approach", de Zeca Baleiro, aponta para as influências culturais do uso de estrangeirismos na língua portuguesa.

b) A música "Samba do Approach", de Zeca Baleiro, não aponta para as influências culturais do uso de estrangeirismos na língua portuguesa.

c) Cada povo tem sua linguagem particular, por isso não existem influências culturais do uso de estrangeirismos na língua portuguesa.

d) A música "Samba do Approach", de Zeca Baleiro, faz apenas uma comparação entre duas línguas (idiomas).


QUESTÃO 3. Sobre os sentidos das palavras e expressões apresentadas na música. A expressão "Venha provar meu brunch" nos permite compreender:

a) uma indireta para que alguém lhe convide para lanchar.

b) um convite amigável, com sentido de compartilhar a refeição.

c) um convite irônico, com sentido de inimizade.

d) uma declaração que deseja ficar sozinho.


QUESTÃO 4. Sobre os sentidos das palavras e expressões apresentadas na música. A expressão "Fica ligado no link" nos permite compreender:

a) Que é para telefonar para alguém.

b) Que é para clicar em algo.

c) Que é para chamar alguém.

d) Que é para ficar atento em algo.


Gabarito: 1.C; 2.A; 3.B; 4.D.


MODOS VERBAIS

(BNCC EF06LP05) Identificar os efeitos de sentido dos modos verbais, considerando o gênero textual e a intenção comunicativa. 

Link: Veja esta atividade no Padlet:

Atividade 1. Leia o texto com atenção

Fonte: Atividades complementares - Secretaria de Educação Pernambuco


Questão 1 - Você conhece o autor José Paulo Paes?

Questão 2 - Vocês conhecem algum outro texto parecido com esse poema?

Questão 3: O que é um Paraíso, segundo o eu-lírico do poema?

Questão 4: O mundo em que vivemos é um paraíso?

Questão 5: Quais prejuízos o automóvel pode proporcionar ao meio-ambiente e aos seres humanos?

Questão 6: Quais prejuízos a ação de cortar árvores de modo ilegal pode trazer para a sociedade?

Questão 7: Quais são os impactos negativos que o esgoto jogado nos rios podem causar?

Questão 8: Quais outras ações seriam importantes para transformar o mundo em um paraíso, na sua opinião?

Questão 9: A expressão "Se esta rua fosse minha eu mandava ladrilhar", na primeira estrofe, exprime qual sentido?

a) (   ) Ordem/pedido
b) (   ) Certeza
c) (    ) Hipótese/Desejo

Questão 10: A expressão "Joguem esgotos noutra parte que os peixes moram aqui", na terceira estrofe, exprime qual sentido?

a) (   ) Ordem/pedido
b) (   ) Certeza
c) (    ) Hipótese/Desejo

Modos Verbais


  • O modo subjuntivo é usado para transmitir um acontecimento hipotético ou desejado, ou seja, de possível realização, mas ainda incerto. Através dos tempos verbais do modo subjuntivo, expressam-se ações imprecisas, que ainda não foram realizadas e que dependem de outras para acontecer. 
  • O modo imperativo é um modo verbal utilizado para exprimir uma atitude de ordem, conselho, convite ou solicitação
  • O modo indicativo é usado para transmitir uma ação certa e precisa, com possibilidade real de realização no tempo passado, no tempo presente ou no tempo futuro.

Atividade 2 - Analise a peça publicitária a seguir e responda:



Questão 1: Com base na imagem e no texto escrito, podemos inferir que o objetivo deste texto publicitário é?

Questão 2: Em que modo verbal o texto publicitário foi escrito? 

Questão 3: Qual efeito de sentido este modo verbal exprime e, na sua opinião, contribui (ou não) com o objetivo do texto? Justifique.


Atividade 3 - Analise a peça publicitária a seguir e responda:


Questão 1: Com base na imagem e no texto escrito, a palavra "verde" remete a que problema social?

Questão 2: Em que modo verbal o texto publicitário foi escrito? 

Questão 3: Qual efeito de sentido este modo verbal exprime e, na sua opinião, contribui (ou não) com o objetivo do texto? Justifique.

Atividade 4 - Analise a peça publicitária a seguir e responda:


Questão 1: Com base na imagem e no texto escrito, qual é a função deste texto publicitário e que crítica ele faz ?

Questão 2: Em que modo verbal está escrito a expressão "sambe mais não dance: beba, mas não dirija depois" . Justifique?

Questão 3: Qual efeito de sentido este modo verbal exprime e, na sua opinião, contribui (ou não) com a função do texto? Justifique.

VERBOS E SUAS FLEXOES: TEMPO, PESSOA, NÚMERO E MODO

(BNCC EF69LP17) - Perceber e analisar os recursos estilísticos e semióticos dos gêneros jornalísticos e publicitários, os aspectos relativos ao tratamento da informação em notícias, como a ordenação dos eventos, as escolhas lexicais, o efeito de imparcialidade do relato, a morfologia do verbo, em textos noticiosos e argumentativos, reconhecendo marcas de pessoa, número, tempo, modo, a distribuição nos gêneros textuais [...]. 


DE OLHO NO MEIO AMBIENTE

             Você toma banho, viaja, compra coisas, come, vai à escola e faz as mesmas coisas que quase todo mundo faz. E a gente pode não perceber, mas todas essas ações causam impacto na natureza.
          Faz pouco tempo que a humanidade começou a se preocupar com isso. Antigamente, as pessoas não tinham consciência de que suas ações afetavam a vida de outros seres. A população era bem menor, e o modo de vida era muito diferente.
         Assim, usar madeira de uma árvore para fazer uma casa não seria um problema. Mas, para erguer uma cidade, uma floresta inteira poderia ser destruída, mudando a vida de muitos seres. Além disso, com uma população maior, há mais interferência no ambiente para ter plantações, ruas, indústrias e fontes de energia.
          Graças aos avanços da ciência, pouco a pouco, o homem foi percebendo que causava desequilíbrio no ambiente e descobrindo quanto isso era grave.
         Preocupado, em 1866, o alemão Ernest Haeckel criou um termo para definir uma ciência que estava surgindo: a ecologia, que estuda a relação dos seres vivos com o meio ambiente.
        Mas foi só no século 20 que o assunto passou a ser mais discutido. Em 5 de junho de 1972, foi realizada a primeira Conferência Mundial sobre Meio Ambiente para destacar a importância de proteger a natureza e melhorar as condições de vida do planeta. A data foi escolhida como Dia Mundial do Meio Ambiente. Hoje, todos sabem que é importante preservar a natureza, e a data serve para lembrar que devemos pensar sobre o problema.
           A cada ano, nascem 77 milhões de pessoas. É mais gente consumindo produtos e recursos naturais. Aí, as indústrias produzem mais, muitas poluem o ar, as águas e o solo. Lixo, contaminação dos mares e poluição do ar e do solo não são ruins só para os humanos. Se outros seres vivos ficam sem alimento ou casa, podem desaparecer, piorando o desequilíbrio ecológico.
          Além de tentar recuperar o que foi destruído, temos de encontrar soluções para que as pessoas vivam bem sem prejudicar a natureza.
Hoje, há cerca de 6,5 bilhões de pessoas na Terra. Calcula-se que, em 2050, sejam mais de 9 bilhões. Se toda essa turma ajudar, a Terra poderá se tornar um lugar melhor para os habitantes de todas as espécies.

ATIVIDADE

Questão 1 - Qual o assunto do texto?

Questão 2 - Como os conhecimentos científicos contribuíram (e contribuem) para a conscientização da preservação do meio ambiente?

Questão 3 - No texto esta escrito que: "Além de tentar recuperar o que foi destruído, temos de encontrar soluções para que as pessoas vivam bem sem prejudicar a natureza". Sendo assim, quais maneiras e/ou soluções podemos colocar em prática no nosso dia a dia visando o cuidado com a natureza e o meio-ambiente?

Questão 4 - Verbos são palavras  que expressa ações, estados, fenômenos da natureza; podendo  indicar se o fato aconteceu no tempo passado, presente ou futuro, dependendo da sua flexão; ainda podem ser flexionado em três modos: Imperativo, Subjuntivo e Indicativo Sendo assim, identifique os verbos no trecho a seguir:  "Você toma banho, viaja, compra coisas, come, vai à escola e faz as mesmas coisas que quase todo mundo faz. E a gente pode não perceber, mas todas essas ações causam impacto na natureza (1º parágrafo)"

Questão 5 - Os verbos identificados no enunciado anterior (1º parágrafo) exprimem qual sentido:
a) (    ) ação
b) (   ) estado
c) (   ) fenômeno da natureza

Questão 6 - Os verbos identificados no enunciado anterior (1º parágrafo)  estão escritos em que tempo?
a) (    ) presente
b) (   ) passado
c) (   ) futuro

Questão 7 - Os verbos identificados no enunciado anterior (1º parágrafo) estão escritos em que modo?
a) (    ) indicativo
b) (   ) subjuntivo
c) (   ) imperativo

Questão 8 - Os verbos identificados no enunciado anterior (1º parágrafo) estão concordando com qual pessoa do discurso?
a) (    )1 pessoa do singular
b) (   ) 2 pessoa do singular
c) (   ) 3 pessoa do singular

Questão 9 - Analisando o 1º parágrafo, quais são os efeitos de sentido provocados pelos verbos flexionados nestes: tempo, modo e  pessoa do discurso?


OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:
  • O uso da expressão "a gente" em substituição ao pronome "nós" é uma característica da fala coloquial brasileira: a concordância é feita na terceira pessoa do singular: "a gente vai".

  •  O uso da expressão "Você" embora se refira à segunda pessoa (o interlocutor ou a pessoa com quem se fala), o verbo acomoda-se à flexão da terceira pessoa: "você vai" ou "vocês vão".

 


Comentários

  1. Excelentes atividades. Bem elaboradas e contextualizadas. Parabéns e muito obrigada pela contribuição.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto Literatura Infantil nas Comunidades (Semeando Vidas)