Vamos refletir sobre as diversidades presentes no nosso cotidiano e a importância de respeitá-las.
Objetivos: Compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, favorecendo uma atuação consciente do indivíduo na sociedade, livre de preconceitos.
Conteúdos: Violência Urbana, Preconceito Racial, Produção social do diferente.
Atividades: Reflexão sobre as diversidades a partir de relatos abordados em vídeos; Produção de relato de experiência de vivências na escola e/ou na comunidade; Leitura e compreensão de texto.
Material de estudo
Olá! Tudo bem? Para início de conversa, pense nas pessoas que convivem com você: seus familiares, amigos, vizinhos, colegas de trabalho, entre outros. Todos se parecem com você? Eles agem do mesmo modo? Eles gostam das mesmas coisas?
Perceba que cada ser humano é único, cada um possui suas histórias, personalidades, modos de pensar e de viver. Contudo, mesmo diante de tantas diferenças, ainda hoje persistem ações e visões desrespeitosas, discriminatórias e preconceituosas.
Assista ao vídeo a seguir e reflita sobre os relatos de quem já sofreu por ser diferente.
Vídeo 1 - Vamos enfrentar o preconceito na escola?
Canal: NOVA ESCOLA. Link: https://www.youtube.com/watch?v=untNXveptVA
ATIVIDADE 1 - Levando em consideração os relatos abordados no vídeo e com base nas suas próprias vivências, responda:
Por que a diferença entre as pessoas não pode ser vista como um problema, mas como uma dádiva que faz parte da humanidade?
Por que as diferenças entre as pessoas devem ser valorizadas e potencializadas na sociedade?
Como valorizar as diferenças entre as pessoas no ambiente escolar?
CHAVE DE CORREÇÃO – GABARITO:
Porque todos os seres humanos têm o direito de ser como são, isto é, todos devem ser respeitados pela sua história, experiência, religião, cor, idade, característica, entre outras questões que nos constitui diferente um do outro.
Uma sociedade igual e justa reconhece e valoriza as diferenças e se distancia das discriminações e dos preconceitos.
Essa resposta é pessoal. Professor/a, aproveite para construir ações que desenvolvam o respeito à diversidade no ambiente escolar com seus estudantes.
Material de estudo
Mesmo que tanta coisa tenha evoluído e mudado no mundo, uma das ações que ainda não desapareceu por completo foi o preconceito. Assista ao vídeo a seguir e reflita sobre o preconceito no mercado de trabalho
Vídeo 2 - Negros no mercado de trabalho: Avanços e barreiras
Canal: TRT5 - BAHIA. Link: https://www.youtube.com/watch?v=ZFQR39L_414&t=4s
ATIVIDADE 2 – O vídeo nos faz compreender que a luta contra o preconceito racial é uma lamentável e vergonhosa herança da história de nosso país. Não há dúvida que precisamos construir ações realmente efetivas e corajosas compromissadas com a construção de uma sociedade mais fraterna, plural e sem preconceitos. Depois que você assistir o vídeo sugerido, faça um relato de experiência, respondendo a seguinte questão: Você já sofreu preconceito ou sabe de alguém que tenha sofrido?
CHAVE DE CORREÇÃO – GABARITO:
Professor/a essa resposta é pessoal. Nesta atividade, o estudante poderá expor com detalhes e de modo contextualizado se já vivenciou (ou não) preconceito, quais foram os desafios e se já superou (ou não) alguma dificuldade. Instrua os estudantes na construção do texto e os motive a refletir sobre o preconceito na sociedade, sobretudo, no mercado de trabalho.
Como complemento e orientação da atividade pedagógica, sugerimos para o professor a leitura deste artigo: FLORES, Josiane Martins et al. Discutindo preconceito: relato de experiência com alunos do sexto ano. Revista Ciência em Extensão, v. 12, n. 4, p. 197-205, 2016. Disponível em https://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/1458. Acesso em: mar.2022.Material de estudo
É um consenso social sobre o quanto é perigoso viver nas grandes cidades. A violência urbana tem crescido bastante nos últimos anos. Já é comum notícias de jornais relatando assassinatos, assaltos, entre outras violências. Contudo, diante dessas notícias (ou até mesmo vivências), temos o direto de julgar as pessoas, sem que as conheçamos bem? Até que ponto nosso comportamento neurótico preocupado com a violência também não é uma violência?
Vamos refletir sobre essas questões a seguir. Para tanto, leia a crônica “O assalto” de Luis Fernando Veríssimo e participe das atividades.
ATIVIDADE 3 – INTERPRETAÇÃO: Após a leitura da crônica “O assalto” de Luis Fernando Veríssimo, marque a questão CORRETA sobre a compreensão do texto:
a) A crônica faz uma crítica às desigualdades sociais como um dos fatores que não agrava os quadros de violência nas grandes cidades.
b) Na crônica, o humor e a crítica se sustentam pelo mal-entendido, fundamentado pelo preconceito racial e violência urbana, por parte dos personagens que deram o assalto como certo.
c) Na crônica, não houve mal-entendido algum entre os personagens, o garoto aceitou o dinheiro que lhe deram e, portanto, o assalto foi real.
d) A crônica crítica a violência no Brasil como uma questão de saúde pública e dentre suas consequências é a perda de liberdades de ir e vir.
CHAVE DE CORREÇÃO – GABARITO:
LETRA B – A crônica critica principalmente o preconceito racial e a violência urbana, refletida no comportamento humano, representado pela reação neurótica e preconceituosa da empregada, da patroa e do marido. Houve um mal-entendido por parte dos personagens, que acreditavam estar vivenciando um assalto. Esse mal-entendido é sustentado principalmente pelo preconceito. O garoto aceitou o dinheiro oferecido pelo marido, não tendo a intenção de assaltar, mas sim porque estava sendo pressionado e parecia não entender muito bem o que estava acontecendo.
Professor/a, você pode propor outras questões de interpretação que possam enriquecer o debate sobre as desigualdades no Brasil.
ATIVIDADE 4 - FÓRUM DE DISCUSSÃO: Com base na crônica “O assalto” de Luis Fernando Veríssimo, participe do Fórum de Discussão, expressando sua opinião sobre as seguintes questões:
O que mais chamou sua atenção nesta crônica?
Havia motivos para a empregada, a patroa e o marido acreditarem que estavam vivenciando um assalto?
Por que as pessoas não ouviram o que o garoto tinha a dizer?
Se o garoto não fosse negro, a história poderia ser diferente?
CHAVE DE CORREÇÃO – GABARITO:
Professor/a, o Fórum de Discussão é um espaço disponibilizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem para a realização de debates e compartilhamento de opiniões e conhecimento. Você, na função de mediador, precisa motivar a participação dos estudantes para debater sobre o tema estruturante desta etapa escolar (Desigualdade e Trabalho). Se necessário, amplie esse debate, compartilhando com os alunos outros textos e informações. Você pode ainda construir outras perguntas norteadoras que provoquem os estudantes a pensar sobre o preconceito racial e a violência urbana e suas relações com as desigualdades.
É importante ressaltar que as desigualdades são problemas sociais complexos. Muitas vezes praticamos preconceitos, discriminações e julgamos pessoas, mesmo que inconscientemente, pelo simples fato dela ser diferente de nós. A diferença precisa ser valorizada e não odiada.
MATERIAL DE ESTUDO
A crônica “O assalto” de Luis Fernando Veríssimo nos faz um alerta sobre a nossa forma de pensar e agir em nosso dia a dia, diante das diferenças, das diversidades. O preconceito, o racismo e a discriminação são problemas sociais que pode atingir a todos nós. A seguir, vamos esclarecer um pouco sobre cada um desses conceitos.
PRECONCEITO: Preconceito é uma opinião que formamos das pessoas antes de conhecê-las. É um julgamento apressado e superficial e muito perigoso, pois ao invés de melhorar a nossa vida e da sociedade, acaba trazendo muitas situações complicadas e até mesmo violentas.
RACISMO: As pessoas que não conseguem deixar de ser preconceituosas podem vir a se tornar racistas. Um racista acredita que existe raças superiores às outras, o que é grande tolice, pois na espécie humana, não podemos dizer que existam raças; a cor da pele, a forma do nariz, o tipo do cabelo, o tipo do sangue, o formato e cor dos olhos, a espessura dos lábios, não são suficientes para estabelecer diferentes tipos de raças entre os seres humanos, que biologicamente são iguais em quase tudo, restando pequenas diferenças externas pouco importantes e que não servem para fazer com que uns sejam superiores ou inferiores aos outros e vice versa.
DISCRIMINAÇÃO: A pessoa que faz isso, geralmente, quer valorizar a si próprio e diminuir os demais mesmo “de brincadeira”. É insegura porque não tem capacidade de conviver com os outros e aceitar as diferenças naturais entre os seres humanos. Os preconceituosos e racistas têm dificuldades em aceitar e conviver com a diferença e às vezes, suas atitudes chegam ao delírio e como são medrosos e inseguros, projetam sobre os outros que são inferiores a eles e que não podem ter os mesmos direitos – quando os racistas e preconceituosos agem dessa maneira estão tratando os que eles julgam como inferiores a ele de maneira discriminatória. Discriminação é, portanto, tratar os outros com inferioridade, se julgando superior.
Fonte: Texto escrito por Flávia Cunha e publicado no sítio eletrônico GELEDÉS. Disponível em: https://www.geledes.org.br/preconceito-racismo-e-discriminacao-contexto-escolar/. Acesso em mar.2022
ATIVIDADE 5 - REDAÇÃO: a partir do esclarecimento desses três conceitos, escreva em seu caderno um texto sobre alguma experiência vivida ou testemunhada por você no ambiente escolar que envolva preconceito, racismo ou discriminação.
CHAVE DE CORREÇÃO – GABARITO:
Professor/a essa resposta é pessoal, leve em consideração a multiplicidade de respostas que poderão vir em função da formação escolar, princípios, experiências familiares, entre outros fatores sociais e históricos que constituem cada um dos estudantes.
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